top of page

Conservar é um dever, restaurar uma opção

Atualizado: 8 de fev.

 Conservar é um dever, restaurar uma opção. Uma verdade esquecida há décadas pelas instituições de preservação do patrimônio cultural construído no país. Embora o país tenha subscrito a Carta de Veneza em 1964, na Itália, desde então, nunca organizou uma campanha ou estimulou a criação de programas junto às demais unidades governamentais para se promover a conservação.

Curso Gestão de Restauro

Alias, quando se analisam os textos dos teóricos e de alguns encontros de experts anteriores à década de 1960, assim como os posteriores, as condutas que privilegiam a conservação sempre foram objetos de recomendações e a restauração considerada como ação excepcional.

O CECI - Centro de Estudos Avançados da Conservação Integradas associou-se, desde sua criação em 1997, às instituições e profissionais com vistas à desenvolver a consciência, o conhecimento e a prática social da conservação integrada do patrimônio cultural e ambiental nas cidades, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a instituição aplicou, e continua aplicando, cursos cujos objetivos focam a capacitação de profissionais nos princípios da conservação, garantindo-se a integridade e a autenticidade dos bens.

Considero a Declaração de Amsterdã como um dos mais importantes documentos internacionais sobre a conservação integrada. Deixo aqui os link para acessar a declaração e livros que tive a oportunidade de participar:



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page