• Jorge E. L. Tinoco

Gestão de Restauro - o que é?

Atualizado: Mai 30

É importante registrar o entendimento sobre o termo “Gestão de Restauro” decompondo o termo para saber sobre cada palavra e entender seu significado.


Gestão

É uma palavra que foi colocada em moda na área da conservação do patrimônio cultural construído no final da década de 1990. Ela pode ser definida como a capacidade do pleno exercício das habilidades conceituais, técnicas e humanas de um indivíduo na aplicação dos princípios teóricos e práticos dos processos de planejamento, organização, direção e controle.


Restauro

A palavra remete ao conjunto de atividades operativas e materiais que visam restabelecer uma edificação do dano. Consiste em ações e medidas de substituição, modificação e eliminação de elementos destruídos, danificados ou descaracterizados.

#gestaoderestauro

A interação de ambos vocábulos – "gestão" e "restauro", corresponde às ações de preservação de uma edificação executadas sob a liderança de um profissional cuja eficiência e eficácia tem base na autoridade das suas habilidades conceituais, técnicas e humanas.


#boaspraticas

Juntando os termos "boas práticas" e "gestão de restauro" com suas respectivas definições no âmbito do nosso campo de atuação, temos que, as boas práticas na gestão de restauro correspondem aos compromissos dos profissionais com a utilização de condutas e procedimentos que têm provado trabalhar bem e produzir bons resultados que são recomendadas como um modelo para o profissional obter o melhor benefício com base na experiência acumulada.

Você pode solicitar mais informações

Apoio:

O Portal Gestão de Restauro é administrado pela equipe do CECI-Educação  @2020

  • Gestão de Restauro CECI
  • CECI-Educação
  • Jorge E. L. Tinoco
  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza