top of page

VOLUNTARIADO

Atualizado: 6 de fev.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS ARTÍSTICOS INTEGRADOS E APLICADOS

Foto cruz e construção histórica ao fundo

O Centro Cultural São Francisco - CCSF e Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - Gestão de Restauro abrem o Programa - inscrições abertas!.

Você profissional ou estudante, que tem habilidades em desenho, fotografia, artes plásticas, que deseja ampliar seus conhecimentos em conservação e restauro de bens culturais, envie seu currículo para os e-mails: ccsf.inscricao@gmail.com, com cópia para prof.jorgetinoco@gestaoderestauro.org.

O Programa é desenvolvido de maneira presencial na antiga Igreja e Convento Franciscano da cidade de João Pessoa, havendo algumas poucas vagas para a participação de maneira remota, à distância via online.

Painel de azulejos históricos

Atividades a serem desenvolvidas irão auxiliar o CCSF nas áreas de manutenção, conservação e restauro seja na elaboração de projetos e na execução de serviços, assim como em pesquisas documentais:

Argamassas Históricas e Estuque

Pedras de Cantarias

Azulejos históricos

Pinturas sobre madeiras (forros)

Talhas dourada e policromadas

A participação de voluntários na preservação do patrimônio cultural traz inúmeras vantagens, tanto para a pessoa que se propõe dedicar um pouco do seu tempo à garantia de transmissão das memórias vivas do passado às gerações futuras como para a Instituição cujos objetivos é preservar o patrimônio, guardando-o integro e autêntico. Citam-se algumas das razões pelas quais a participação de voluntário é tão importante nesse contexto:

conhecimento e experiência: voluntários membros da comunidade local ou outros interessados têm a oportunidade de adquirir e ampliar experiências teóricas e práticas sobre as tradições de antigos fazeres que podem estar ameaçados ou negligenciados de maneira geral. As experiências pelo contato direto com os bens culturais são inestimáveis para a compreensão da preservação do patrimônio no seu contexto atual.

Cruz

manutenção e conservação: a participação de voluntários pode contribuir para a conservação física dos locais e objetos culturais. Eles podem ajudar na limpeza, manutenção e restauração, permitindo que os recursos limitados sejam estendidos através de uma força de trabalho dedicada.

educação e sensibilização: Os voluntários podem desempenhar um papel fundamental na conscientização pública sobre a importância do patrimônio cultural e seus benefícios para a sociedade. Tornando-se agentes propagadores da importância da preservação, ajudando na educação, eles podem transmitir os conhecimentos adquiridos às gerações mais jovens.

monitoramento e vigilância: voluntários podem atuar como "olhos e ouvidos" atentos na preservação do patrimônio cultural. Eles podem detectar atividades ilegais, vandalismo ou outras ameaças aos locais culturais e informar rapidamente as autoridades competentes, o que pode ajudar a evitar danos irreparáveis.

– pesquisa e documentação: voluntários podem auxiliar na pesquisa e documentação do patrimônio cultural, incluindo histórias orais, tradições, técnicas artesanais, etc. Isso ajuda a preservar o conhecimento tradicional e a contribuir para estudos acadêmicos e antropológicos.

fortalecimento da identidade cultural: o envolvimento ativo na preservação do patrimônio cultural pode fortalecer o senso de identidade cultural de uma comunidade. Os voluntários podem se orgulhar de proteger sua herança cultural e inspirar outros a fazerem o mesmo,

suplementando aos esforços governamentais, pois, em muitos casos, os governos têm recursos limitados para dedicar à preservação do patrimônio cultural. Os voluntários podem complementar esses esforços, preenchendo lacunas e oferecendo uma mão de obra valiosa.

promoção do turismo sustentável: o patrimônio cultural é frequentemente um ímã para o turismo, e a presença de voluntários pode ajudar a orientar as práticas turísticas para um caminho mais sustentável e responsável. Isso inclui garantir que os turistas respeitem os locais culturais, evitando danos desnecessários e contribuindo para a economia local.

Você está convidado para ser um VOLUNTÁRIO na Gestão do Restauro do Centro Cultura São Francisco !


Construção histórica







774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page