top of page

Texto para Discussão

no 63

Teoria da Restauração e os Desafios para se Resgatar os Espaços Litúrgicos Históricos

TINOCO, Jorge Eduardo Lucena


Resumo:

A Teoria da Restauração e os desafios para se resgatar os espaços litúrgicos históricos é o Texto para Discussão que o CECI lança para discutir as diretrizes adotadas para a elaboração do "Projeto de Conservação e Restauração dos Componentes Construtivos e Artísticos Integrados e Aplicados da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Recife". O Texto é de autoria do arquiteto Jorge Eduardo Lucena Tinoco.

Além das diretrizes para o projeto de conservação e restauro, o texto apresenta reflexões sobre as percepções e sensações do Espaço, da Arquitetura, do Sagrado, do Sentido do Restauro, da Intervenção Excepcional ou do “Retorno ao Passado”. Apresenta, também, os cenários virtuais para demonstrar as possibilidades de intervenção no espaço considerado sagrado pela Igreja Católica, restaurando um templo histórico para a liturgia cristã.

Devido às polêmicas que o tema deste Texto para Discussão pode suscitar, o autor informa o e-mail ( tinoco@ceci-br.org) para receber e responder aos questionamentos que porventura os leitores desejem fazer.

Leia outros Textos para Discussão

 

Em breve: o lançamento  do "Projeto de Conservação e Restauração dos Componentes Construtivos e Artísticos Integrados e Aplicados da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Recife", em livro (ISBN: 978-85-98747-22-4) e de outros elaborados por associados do CECI.

#teoriadarestauracao

#espacoliturgico

#projetoderestauracao

bottom of page