top of page

Argamassa raspada (Cirex ou simili-granito)

A CECI, através do Curso Gestão de Restauro, lança mais um volume de Boas Práticas da Gestão do Restauro. A edição número 2 apresenta as boas práticas para a produção de argamassa-raspada ou, como era denominada no passado, simili-granito, pedra fingida, Cirex. Veja em Publicações, Boas Práticas.

O objetivo desta ficha técnica de boas práticas é resgatar a prática de argamassas tradicionais de alta performance e de motivar os profissionais de arquitetura e engenharia a utilizá-las nos revestimentos de paredes externas. Por suas características de resistência, impermeabilidade e longevidade esse tipo de acabamento pode ser considerado como uma conduta inteligente e sustentável. Também, visa fornecer aos profissionais conservadores e restauradores o modo de fazer esse revestimento que caiu no esquecimento e perdeu-se com os mestres de ofícios do passado.

Ficha Técnica de Boas Práticas da Gestão de Restauro apresenta os procedimentos para a produção de argamassa-raspada ou, como

Esta Ficha Técnica de Boas Práticas da Gestão de Restauro apresenta os procedimentos para a produção de argamassa-raspada ou, como era denominada no passado, simili-granito, pedra fingida ou cirex.

bottom of page