top of page

Capacitação em Conservação e Restauro  de Estuque

Objetivos

O CECI-Educação, a partir das boas práticas dos ofícios tradicionais da construção, oferece este curso, dirigido aos profissionais atuantes na área da preservação do patrimônio cultural construído, aos profissionais autônomos em geral da construção civil e aos estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia ou Edificações.

O curso objetiva capacitar profissionais sobre a prática da conservação de estuques, proporcionando uma compreensão técnica sobre a decadência e deterioração dos componentes construtivos e artísticos em estuques, aplicados e integrados, disseminando uma metodologia de intervenção eficaz que garanta a compreensão e sua aplicação prática. Este curso faz parte do OFÍCIO DO ESTUCADOR, oferecido no Curso de Gestão de Restauro, sendo aqui aprofundado para fins de atuação profissional específica.

Programa

- O curso desenvolverá as seguintes competências de conhecimento:

- Aglutinantes e agregados

- A Cal, o cimento e o gesso
- Areias e argilas
- Propriedades físico-químicas
- Resinas, óleos e aditivos

- Argamassas

- Produção e armazenagem
- Propriedades físico-químicas
- Técnicas e processos de aplicação

- Técnicas e sistemas construtivos

- Ofício e ferramentas
- Estruturas e ornatos
- Desenhos de detalhes construtivos e vocabulário

- Métodos de manutenção, conservação e restauração

- Procedimentos de investigação e análise
- Documentação e fontes gráfica, iconográfica e fotográfica
- Tratamentos – limpezas, consolidações, reconstituições e proteções

- Estudo de casos e acompanhamento de serviços

Referenciais didáticos

Bases teóricas, conceituais e técnicas a partir de antigos manuais como os da Biblioteca de Instrução Profissional e textos e publicações de especialistas do ICCROM e do Building Conservation of the United Kingdom. As bases práticas têm lastros na experiências de Jorge E. L. Tinoco, Renato S. Estevão Mendes, Antonio Alves Junior, mestre Amauri Luiz de Queiroz e outros. 

Metodologia

O Curso de Conservação e Restauro de Estuque funcionará com uma turma única.


Este é um curso contínuo de treinamento à distância, cujas inscrições ficam permanentemente abertas.

 
As aulas e demais atividades de treinamento são ministradas à distância, na Sala de Aulas virtual - www.cecieducacao.org.br, através da tecnologia de EaD (Ensino a Distância) desenvolvida pela UFPE, Ensinar e o CECI. Esta tecnologia já foi testada e utilizada com sucesso por mais de uma centena de usuários em todo o Brasil e América Latina, através dos cursos ITUC/AL e GESTÃO DE RESTAURO. Possui ferramentas simples e eficazes. O Ensino à Distância requer autonomia e concentração por parte do estudante, assim como sua participação ativa em todo o processo.
 

O tempo requerido do aluno para a dedicação ao curso é de, no mínimo, 6 horas semanais, conforme recomendação básica: 2 horas por semana navegando no website do curso (essa atividade requer conexão com a Internet no horário mais conveniente para o aluno); 1 hora por semana fazendo a leitura (offline) dos conteúdos dos arquivos baixados; 3 horas por semana produzindo os exercícios e práticas solicitados. Além de navegadores (browsers), é necessário o aluno ter instalado no computador softwares para leitura em PDF e arquivos em Flash.

 
As aulas práticas à distância são monitoradas pelo professor. São apresentadas em videoaula com mestres de ofícios e artesãos-operários em atividades práticas de execução serviços de manutenção, conservação e restauro.

 
O(a) aluno(a) deverá elaborar o Manual Prático de Manutenção, Conservação e Restauro de Estuque

Carga horária

O curso é composto de aulas teóricas e práticas assim distribuídos:

Aulas teóricas – 48 horas


Aulas práticas à distância – 64 horas


Visitas de estudos 8 horas (na cidade ou região de residência do(a) aluno(a)

 
Total 120 horas/aula (dois meses)

Certificado

O certificado é concedido pelo CECI aos participantes que obtiverem uma freqüência às aulas igual ou superior a 75%. Caso o(a) participante deseje o apostilamento do certificado, para fins de validação de capacitação e pontuação em concursos, deverá se submeter aos processos de avaliações do Curso (experimentos, provas, testes e relatórios) e obter média mínima 7 (sete).

Valor do investimento

O valor do curso é de R$ 1.400,00 pagos da maneira seguinte:


- R$ 300,00 na inscrição/matrícula e  o restante em duas mensalidades.
 

HÁ VAGAS - INSCRIÇÕES PERMANENTEMENTE ABERTAS. 
 

Com a inscrição/matrícula você receberá um login e senha para ter acesso à Sala de Aulas restrito aos ambientes extraclasse, ou seja, às Notícias/Avisos, Glossário, Fórum, Podcast, Pesquisas na Web/ Links, Bibliografia, Objeto de Estudo.
 

O acesso aos lotes das aulas é liberado a partir do pagamento da primeira mensalidade.

FICHA DE INSCRIÇÃO-MATRÍCULA

Inscrição
bottom of page