top of page

Curso de curta duração

O CECI-Educação oferece regularmente cursos de curta duração com até 120 horas/aula nas áreas da conservação e do restauro com objetivo de treinamento profissional. São cursos de capacitação nos diversos setores da preservação e proteção ao patrimônio cultural construído. 

Os cursos são aplicados para disseminação das boas práticas dos ofícios tradicionais da construção, possibilitando aos profissionais atuarem na área da preservação do patrimônio cultural construído com a segurança necessária de não colocar em risco de danos os bens culturais.  

cursos_curta

São cursos de conservação e restauro nas áreas dos ofícios tradicionais da construção, tais como: pedras de cantarias, revestimentos parietais e alvenarias históricas, metais ferrosos e não ferrosos, pinturas parietais, estuque, revestimentos especiais (escaiola e marmorino), carpintaria e marcenaria (madeiras), planilhas e composição de preços de serviços de restauração, concreto armado.

Os cursos utilizam a plataforma digital de ensino à distância (EaD) do CECIEducação, com mais de 20 anos de experiência nessa metodologia de ensino, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Virtus/Ensinar (2000), quando foi Cátedra da UNESCO pela inovação nessa área de capacitação de profissionais, como o curso ITUC-AL (2002).

Os cursos de curta duração funcionam com a disponibilização de textos e hipertextos, bibliografia de artigos, livros e websites, fórum de debates; resolução das tarefas e de experimentos práticos. Têm aulas presenciais online agendadas e demais ferramentas como envio, sob demanda, de ferramentas e kits para experiências.

Com a inscrição você receberá um login e senha para ter acesso à Sala de Aulas restrito aos ambientes extraclasse, ou seja, às Notícias/Avisos, Glossário, Fórum, Podcast, Pesquisas na Web/ Links, Bibliografia, Objeto de Estudo. O acesso às aulas é liberado a partir do pagamento da matrícula.

Lembrando e advertindo que, o Ensino à Distância (EAD) requer autonomia e concentração por parte do estudante, assim como sua participação ativa em todo o processo. O tempo requerido para a dedicação ao curso é de, no mínimo, 6 horas semanais, conforme recomendação básica: 2 horas por semana navegando no website do curso (essa atividade requer conexão com a Internet no horário que lhe seja mais conveniente); 1 hora por semana fazendo a leitura (offline) dos conteúdos dos arquivos baixados; 3 horas por semana produzindo os exercícios e práticas solicitados. Além de navegadores (browsers), é necessário ter instalado no computador softwares para leitura em PDF e arquivos em Flash

Referenciais didáticos

Bases teóricas, conceituais e técnicas de especialistas do ICCROM, do Building Conservation of the United Kingdom, de instituições portuguesas de ensino e pesquisa, associadas às bases práticas de antigos manuais de instruções profissionais, mestres artífices e de ofícios, além do conhecimento acumulado de Jorge E. L. Tinoco e demais professores do CECI.

Certificado

O Certificado de Capacitação pelo CECI aos participantes que obtiverem uma freqüência às aulas igual ou superior a 75%. Caso o(a) participante deseje o apostilamento do certificado, para fins de validação de capacitação e pontuação em concursos, deverá se submeter aos processos de avaliações do Curso (experimentos, provas, testes e relatórios) e obter média mínima 7 (sete).

Carga horária

Todos os cursos de curta duração têm 

 

Aulas teóricas – 48 horas


Aulas práticas à distância – 64 horas


Visitas de estudos 8 horas


Total 120 horas/aula ou aproximadamente dois meses

Valor do investimento

Veja em cada um curso a programação e os respectivos valores:

Canteiro Didático - 2023

Pedras de cantarias

Rebocos e Alvenarias históricas

Metais ferrosos e não ferrosos

Pinturas parietais

Estuque

Revestimentos especiais (escaiola e marmorino)

Carpintaria e marcenaria (madeiras)

Planilhas e composição de preços de serviços de restauração

Treinamento em Especificações e Encargos (aprender fazendo)

bottom of page