top of page

CANTEIRO DIDÁTICO 2023 e 2024

Atualizado: 8 de fev.

O CECI-Educação está convidando os interessados no treinamento presencial em serviços de manutenção, conservação e restauro de componentes construtivos e artísticos ─ CANTEIRO DIDÁTICO, como é conhecido o Módulo III, presencial, do Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro.

Canteiro Didático - Curso Gestão de Restauro

Nas edições deste ano de 2023 e do próximo, 2024, as atividades do Canteiro ocorrerão no antigo Convento Franciscano de João Pessoa, estado da Paraíba, uma enorme e belíssima construção do século XVIII que atualmente abriga o Centro Cultural São Francisco .

O Canteiro Didático é uma oportunidade única em colocar o arquiteto, engenheiro ou o interessado em restauro no contato direto com situações reais e simulacros. Isto é feito junto com profissionais e mestres de ofícios para a pratica nas principais atividades da manutenção, conservação e restauro em componentes e elementos construtivos e artísticos, assim como em situações que exigem medidas de proteção aos bens culturais. São realizadas as seguintes atividades:

No Canteiro Didático são realizadas as seguintes atividades:

a) Experimentos e práticas dos ofícios tradicionais da construção: cantaria, estuque, alvenaria, pintura, metais, forja, carpintaria, marcenaria, ladrilhos e mosaicos, azulejos e retábulos históricos e concreto armado.

b) Visitas técnicas orientadas às obras e aos serviços de restauro nas cidades históricas de Olinda, Recife, Igarassu, Itamaracá, Goiana e Vicência em Pernambuco e, na Paraíba, as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Lucena.

c) Identificação de perigos para a aquisição de habilidades de gerenciamento e acautelamento de riscos com exercícios de Gestão de Prevenção de Riscos.

d) Simulações de desastres para o desenvolvimento das habilidades de salvamento de bens culturais em situações de crises – Gestão de Crises ou Primeiros Socorros (First Aid to Cultural Heritage)

e) Treinamento na elaboração de composições de preços de serviços de manutenção, conservação e restauro de componentes construtivos e artísticos.

O O Canteiro Didático é composto de aulas práticas, orientações e debates, distribuídos numa carga horária de 180 horas, aplicadas na modalidade oficinas com a assistência de professores e mestre de ofícios.

As aulas ocorrerão pela manhã e à tarde, no horário das 8h às 12h e das 13h30m às 17h00m, no período de 3 (segunda-feira) a 31 de julho (segunda-feira) de 2023 − 1a opção; e no período de 2 (segunda-feira a 31 (terça-feira) de janeiro de 2024 − 2a opção.

O canteiro didático está instalado na cidade de João Pessoa, nos ambientes do antigo Convento Franciscano (século XVIII).

Veja o Edital de Chamada, clicando aqui

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page