top of page

MEMORIAL DESCRITIVO ou CADERNO DE ENCARGOS

Atualizado: 15 de fev.

Há confusão sobre o que são estes dois documentos técnicos.

Treinamento online em especificações e encargos
especificações_encargos

Não consegui identificar quando isso começou, mas até os anos da década de 1970 não existiam dúvidas quanto às suas diferenças e funções.

E VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA?

MEMORIAL DESCRITIVO – Nesse documento devem ser descritos os critérios, os princípios e as diretrizes que nortearam seu projeto; descreve-se como se articulam os espaços antigos com os novos usos; como será realizada a integração dos elementos e equipamentos contemporâneos com os componentes construtivos e artísticos...

CADERNO DE ENCARGOS – é o documento técnico onde se descrevem as obrigações, as incumbências, os procedimentos a serem cumpridos na execução dos serviços ou da obra. Explicitam-se as determinações legais, administrativas e técnicas da condução dos trabalhos. É o documento indispensável à modelagem dos custos dos serviços.

Este Caderno explicita detalhadamente com devem ser feitos os serviços das especificações técnicas.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – Referem-se às descriminações, rigorosas e minuciosas, de todos os materiais com respectivas características técnicas a serem utilizados nos componentes e elementos construtivos e artísticos numa edificação.

Nunca esquecer a planilha orçamentária, as composições de preços são modeladas a partir das determinações do Como deverão ser feitos os serviços.

ACAUTELEM-SE COM O CÓPIA-COLA porque em conservação e restauro não existem padrões, mas parâmetros, contextos, circunstâncias, onde o bordão "cada caso é um caso, cai como uma luva!

Caso seja do seu interesse faça o Treinamento online em Especificações e Encargos.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page