Há confusão sobre o que são estes dois documentos técnicos.
Não consegui identificar quando isso começou, mas até os anos da década de 1970 não existiam dúvidas quanto às suas diferenças e funções.
E VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA?
MEMORIAL DESCRITIVO – Nesse documento devem ser descritos os critérios, os princípios e as diretrizes que nortearam seu projeto; descreve-se como se articulam os espaços antigos com os novos usos; como será realizada a integração dos elementos e equipamentos contemporâneos com os componentes construtivos e artísticos...
CADERNO DE ENCARGOS – é o documento técnico onde se descrevem as obrigações, as incumbências, os procedimentos a serem cumpridos na execução dos serviços ou da obra. Explicitam-se as determinações legais, administrativas e técnicas da condução dos trabalhos. É o documento indispensável à modelagem dos custos dos serviços.
Este Caderno explicita detalhadamente com devem ser feitos os serviços das especificações técnicas.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – Referem-se às descriminações, rigorosas e minuciosas, de todos os materiais com respectivas características técnicas a serem utilizados nos componentes e elementos construtivos e artísticos numa edificação.
Nunca esquecer a planilha orçamentária, as composições de preços são modeladas a partir das determinações do Como deverão ser feitos os serviços.
ACAUTELEM-SE COM O CÓPIA-COLA porque em conservação e restauro não existem padrões, mas parâmetros, contextos, circunstâncias, onde o bordão "cada caso é um caso, cai como uma luva!
Caso seja do seu interesse faça o Treinamento online em Especificações e Encargos.
Comments