top of page

RESTAURAÇÃO - CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL É URGENTE

Atualizado: 8 de fev.


Curso Gestão de Restauro

O momento atual é de alterações nos planos dos governos federal e dos estados para a área da Cultura, aí incluída a preservação do patrimônio cultural construído.

Semelhante ao que ocorreu nos lançamentos dos programas de governos passados: PCH (Programa Cidades Históricas) das décadas de 1970/80; Monumenta na década de 2000; PAC - Cidades Históricas a partir de 2010, serão demandados projetos executivos completos para acesso aos recursos financeiros com vistas às execuções de obras e serviços.

Em todos esses programas, e sem dúvida nos que virão agora, foram imprescindíveis a composição de orçamentos a partir de detalhados cadernos de encargos, elaborados com base em especificações de serviços. Tanto foi assim que, na época do Programa Monumenta, o IPHAN lançou publicações sobre esses temas técnicos para auxiliar os profissionais.

Para quem ainda não fez cursos de pós-graduações nas áreas de projetos e obras de edificações valor cultural, o tempo está muito exíguo para uma capacitação como as oferecidas pelos cursos de longa duração, presenciais e mesmo à distância.

Visando a necessidade de dotar os profissionais arquitetos e engenheiros, ainda sem conhecimento ou especialização na área de projetos e de serviços e obras de restauração, o CECI-Educação dispõe de cursos de curta duração, intensivos - 2 meses apenas, pelo sistema misto de EaD com aulas síncronas (presenciais online) e práticas com um canteiro didático (julho/2024) para vistas à uma imersão na conservação e no restauro de edificações históricas.

Não perca esta chance!

Clique aqui para ver os editais de chamada.

404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page