Texto para Discussão

no 3

O Financiamento da Revitalização dos Centros Históricos de Olinda e Recife: 1979 - 2005

ZANCHETI, Sílvio Mendes

Resumo*:

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o financiamento da revitalização dos centros históricos das cidades de Olinda e Recife, no Estado de Pernambuco, Brasil (Figura 1). O período de análise está compreendido entre os anos 1990 e 2005, apesar das incursões até os anos 1980. O material de pesquisa utilizado foi o levantamento de fontes primárias, principalmente documentos públicos e entrevistas com os responsáveis pelos programas de revitalização nas duas cidades.
O texto está organizado em cinco partes. Na primeira, apresenta-se uma síntese do padrão de financiamento utilizado nos dois centros históricos. Esse padrão está, sem dúvida, presente em um número maior de cidades do país; entretanto, a pesquisa não foi suficientemente ampla para atestar essa afirmação. A segunda e a terceira partes descrevem as principais fontes de financiamento utilizadas nos casos de Olinda e Recife. A quinta finaliza o trabalho com as conclusões do autor.

* Trabalho realizado para o Seminário “Financiamiento de los Centros Históricos de America Latina y el Caribe” realizado entre os dias 16 e 17 de março de 2006, na Faculdad Latinoamericana de Ciências Sociales (FLACSO) na cidade de Quito, Ecuador. O trabalho foi financiado pelo Lincoln Institute of Land Policy (LILP)

#financiamentocidadeshistoricas

#conservacaourbana

Você pode solicitar mais informações

Apoio:

O Portal Gestão de Restauro é administrado pela equipe do CECI-Educação  @2020

  • Gestão de Restauro CECI
  • CECI-Educação
  • Jorge E. L. Tinoco
  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza