top of page

ATIVO PATRIMONIAL - o que é

Atualizado: 8 de fev

Trata-se de um bem, tangível ou intangível, que contribui para o conhecimento da história, da cultural de uma sociedade. A telha tradicional artesanal é um exemplo singelo de ativo. Seu valor ganha maior dimensão quando está inserida numa edificação cuja técnica e sistema construtivos são ressonantes, como testemunha de um tempo, de um modo de construir.

Conjunto de telhas antigas

O termo Ativo Patrimonial, tomado de empréstimo das Ciências Contábeis, precisa ser incorporado ao vocabulário dos profissionais da conservação do patrimônio cultural. Particularmente por ocasião da elaboração de uma Declaração Significância ou de uma Declaração de Impacto no Patrimônio.

Um "ativo", para as áreas da Administração e Finanças, aí incluída a Contabilidade, correspondem aos bens de posse, controle ou propriedade, que representam benefícios presentes ou futuros para a entidade, sendo usados nas atividades diretas, podendo sofrer depreciações (1). Eles formam o patrimônio da pessoa singular ou coletiva e que são avaliados pelos respectivos custos (2).

No âmbito da preservação do patrimônio cultural, os ativos do patrimônio correspondem aos bens selecionados, isolados ou em conjuntos, que compõem o acervo da memória de um grupo social, de uma coletividade. Eles são contabilizados como uma categoria distinta dos outros bens comuns à vida em sociedade porque, em geral e ressalvadas obras de arte e objetos colecionáveis, não são expressos em valor financeiro. No nosso foco de atuação bens construídos são únicos, o que significa que seu valor de ativo cultural aumenta na proporção da exemplaridade, mesmo que a condição física se apresenta deteriorada.


__________________

(1) Dicionário de Termos de Contabilidade <https://www.academia.edu/11056033/DICION%C3%81RIO_DE_TERMOS_DE_CONTABILIDADE>. Acesso em: ago. 2020.

(2) MARTINS, António. Introdução à Análise Financeira de Empresas, editora Vida Económica, 2002.


457 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page