top of page

O que é Gestão de Restauro?

A Gestão de Restauro corresponde ao conjunto de atividades da área da conservação do patrimônio cultural construído onde o profissional aplica suas habilidades conceituais, técnicas e humanas para conciliação entre os processos produtivos necessários e os custos operacionais otimizados para a execução das ações de manutenção, conservação ou restauro.

O Gestor de Restauro tem a responsabilidade pelo cumprimento dos objetivos da preservação, fazendo aplicar esforços humanos e financeiros, diretos ou indiretos, para a garantia da integridade e autenticidade do bem cultural.

As atividades de Gestão de Restauro exigem o atendimento à um rol de protocolos técnicos específicos - boas práticas, que garantam a excelência dos trabalhos, fazendo mais e melhor com economia de recursos. Neste sentido, é fundamental a capacitação profissional - vejam os cursos aqui e em CECI-Educação

A técnicas de Gestão de Restauro surgem em 2003 no âmbito do Centro de Estudos Avançados da Conservação - CECI, quando foi aplicada primeira edição do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural.  

Conheça quem constrói junto com a gente

tomas-lapa

Tomás Lapa

Arquitetor, professor Doutor do MDU/UFPE em conservação urbana e territorial,  criador do Curso de Gestão de Restauro em 2003 no âmbito do CECI

tinoco_recente

Jorge E. L. Tinoco

Arquiteto, professor especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos, criador do Cursos de Gestão de Restauro, em 2003 no âmbito do CECI

Renato

Renato Mendes

Geólogo (UFPE/1987), especialista em sedimentos calcários. Consultor nas principais empresas do Polo Gesseiro do Araripe desde 1997. Professor/Consultor do Cursos de Gestão de Restauro desde 2007

Flaviana_Lira

Flaviana Lira

Arquiteta, Professora Doutora PPG-FAU/UNB, em teoria do restauro e conservação integrada, com ênfase em autenticidade do patrimônio cultural.

andre pina

André Pina Moreira

Arquiteto, Professor Mestre (UNICAP) em desenvolvimento urbano com ênfase em conservação e restauro do patrimônio cultural.   

karla nunes penna

Karla Nunes Penna

Arquiteta, Professora Doutora (Murdoch University/AU) em preservação do patrimônio cultural de locais do Patrimônio Mundial no Nordeste do Brasil

antonio_junior

Antonio Alves Junior

neonio

Neônio Duque

roberto dantas

Roberto Dantas de Araújo

Químico, professor de Química Aplicada  da Escola Técnica Estadual Prof. Agamenon Magalhães, especialista análises patológicas de elementos artísticos.

hamilton_martins

Hamilton Martins de Souza

Mestre canteiro e escultor, onde exerceu esta função no IPHAN-PE por 35 anos. Formado pelo Centro Europeo di Venezia per i Mestieri della Conservazione Del Patrimônio Architettonico – Itália.  

Químico, professor de Química Aplicada, chefe do Laboratório de Bens Móveis e Integrados de Olinda

arruda

José Floriano de Arruda Neto

Mestre carpinteiro e marceneiro, com 40 anos experiência em edificações e componentes construtivos e artísticos históricos, foi convidado integrar o corpo de carpinteiros do Guggenheim Museum New York em 2002.

Arquiteto, Professor Doutor (DAU/UFPE) em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em sistemas, técnicas e materiais construtivos tradicionais.

amauri

Amauri Luiz de Queiroz

Mestre de obras, alvanel/pedreiro e estucador, formado pelo Centro Europeo di Venezia per i Mestieri della Conservazione Del Patrimônio Architettonico – Itália 

bottom of page