top of page

Teste de resistência de telhas tradicionais

Atualizado: 8 de fev.

Uma das maneiras de se testar a capacidade de carga de uma telha cerâmica tradicional, do tipo capa-canal é saber quantos quilos ela suporta. Isto é importante porque os telhados tradicionais, assim como todos os demais, exigem inspeções e manutenções periódicas, necessitando que trabalhadores subam e transitem sobre as telhas.

Em canteiro de obras, durante uma chegada de um lote de telhas da olaria, o gestor de restauro, responsável técnicos pelos serviços, pode verificar se a telha suporta o peso de um operário. O ideal de peso de um trabalhador para fazer inspeção e manutenção em telhados tradicionais é de 60 quilos, mais ou menos. Nesse vídeo, onde faço Teste de resistência de telhas que foram adquiridas na Olaria de Zé Pedro (Bezerros - PE), para o restauro da Basílica da Penha (Recife - PE, 2008), elas suportaram meu peso de 72 kg. Uma boa performance para uma telha cerâmica de fabricação artesanal.


Entretanto, há telhas que suportam até 100 ou mais quilos, de excepcional qualidade, permitindo que os serviços de manutenções garantam a integridade do telhamento da edificação histórica. Evidentemente que testes assessórios devem ser realizados, como bater na telha com uma moeda para ouvir a sonoridade - o som deve ter semelhança metálica. O som não pode ser "cafofo" como diz o matuto do Nordeste do Brasil. Outro indicador de qualidade é a planicidade ou regularidades da superfície e das arestas da telha.

461 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page