top of page

Diário de Obras

O CECI lança mais uma ficha das Boas Práticas através do Curso de Gestão de Restauro -  Diário de Obras ou Livro de Ocorrências.

Também denominado de Livro de Ordem, trata-se do documento onde se registram todos os atos e fatos ocorridos durante as obras e os serviços de manutenção, construção, reforma e restauração de edificações de valor cultural.

.

O Diário de Obras é considerado uma boa prática para os registros fundamentais à memória das obras e serviços em edificações históricas e artísticas.

.

Embora na atualidade existam formulários e cadernos impressos para os registros sintéticos dos serviços das obras, aconselha-se que o Diário de Obras seja redigido no canteiro de obras ao final do dia. Existe a prática de digitalização dos textos dos formulários, dos relatórios e imagens para a produção de um Diário de Obras que mais se assemelha às publicações de luxo sobre história e arquitetura. Sem desmerecer tais trabalhos, o CECI recomenda como boas práticas a redação manuscrita.

Boletim boas práticas - Diário de Obras

O Diário de Obras manuscrito é uma maneira prudente de assegurar que as anotações reflitam de forma completa, acurada e objetiva os fatos, sem que, por omissão, pela má redação ou por desconhecimento, venham a distorcer os fatos ou, indevidamente, aditar o contrato modificando a alocação de responsabilidades entre as partes. (1)

.

Baixe a Ficha Técnica da Escaiola e boas práticas!

Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto

_____________

(1) BATISTA, L. O. in Intervenientes e registros obrigatórios em serviços e obras de engenharia: a perspectiva da ABNT. Disponível em: http://www.baptista.com.br/news/Texto.aspx?Texto=583.

bottom of page