top of page

Mão-de-amigo e Grampo

O CECI lança mais um volume da série Boas Práticas da Gestão do Restauro com o tema sambladuras para próteses em componentes construtivos de madeira: "mão-de-amigo" e "grampo".

Samblagem ou sambladura, nos ofícios da carpintaria e da marcenaria, é a técnica de recortes e entalhes para junção ou encaixe de duas peças. Pode ser simples como a meia-madeira ou com complexa como as uniões japonesas. É comum se fazer confusão na aplicação do termo prótese, confundindo-o com enxerto. A distinção entre ambos os termos é que o primeiro é parte de um processo de consolidação de um componente construtivo e visa restabelecer a sua funcionalidade; diferentemente, o enxerto é parte de um processo de preenchimento de lacunas e visa apenas resgatar sua aparência estética.

Para cada tipo de esforço há uma sambladura apropriada para a aplicação de uma prótese. Nos telhados, os casos mais comuns de deterioração ocorrem nos trechos em contato com as alvenarias, nas articulações das tesouras, nas linhas da cumeeira. O tipo de samblagem é importante para garantir a estabilidade da peça a partir das linhas de forças existentes. Qualquer encaixe que se conflite ou altere as linhas de tensões ou que seja executado com falhas provocará o colapso da peça que se quer preservar. Esse fato corriqueiro, seja pela perda de expertise dos carpinas-marceneiros ou de engenheiros calculistas especialistas em estruturas históricas, induziu à perda de credibilidade das próteses de madeira.

edição n. 03 da ficha técnica de boas práticas do Curso de Gestão de Restauro

Há experiências exitosas do uso de próteses aplicados em pernas de tesouras, linhas de cumeeiras, terças e frechais, barrotes ou mourões de assoalhos sem que se tenham aplicadas ferragens e adesivos – apenas a pressão da prótese de madeira é suficiente para a garantia da resistência e da estabilidade. Evidentemente que, conforme níveis de degradação da peça, a extensão dos danos e o aumento de cargas são necessários as associações com pinos, chapas, resinas e outros elementos para o reforço da prótese.

Baixe a edição n. 03 da ficha técnica de boas práticas do Curso de Gestão de Restauro e bom trabalho.

Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto

bottom of page