top of page

Texto para Discussão

no 56

Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana

O Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana é um tema do momento econômico por que passam os principais centros urbanos do país.

 

ZANCHETI, Sílvio Mendes et HIDAKA, Lúcia T. Ferreira


Resumo:

O monitoramento da conservação do patrimônio cultural ainda representa um dos maiores desafios aos gestores, especialistas e sociedade em geral envolvida com os sítios patrimoniais. Apesar de existir certo consenso sobre a importância do monitoramento em duas linhas de atuação, a gestão do sítio e a conservação dos valores patrimoniais, os objetivos, processos e indicadores de cada uma dessas linhas ainda inspiram discussões sobre a viabilidade de um sistema global ou a necessidade preponderante de um sistema local.

Este artigo trata do monitoramento da gestão da conservação urbana, a partir da reflexão sobre o estado atual do desenvolvimento do monitoramento dos bens patrimoniais, como esse processo acompanha e avalia a conservação dos bens, quais as variáveis que podem interferir no monitoramento dos bens, a importância da participação social e quais os problemas e potencialidades do processo de monitoramento da conservação urbana. Espera-se, com isso, contribuir para a gestão da conservação urbana, sob a ótica do planejamento e implantação do processo de monitoramento contínuo e sistemático da conservação de bens culturais.
 

bottom of page