Oficina de Conservação e Restauro e Produção de Azulejos Históricos
Objetivos
O CECI-Educação, a partir das boas práticas dos ofícios tradicionais da construção, oferece esta Oficina que é dirigida aos profissionais atuantes na área da preservação do patrimônio cultural construído, aos profissionais autônomos em geral da construção civil, aos estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia ou Edificações e ao público em geral.
A Oficina objetiva instruir os interessados nas práticas da conservação, restauração e produção dos azulejos históricos, que é um dos revestimentos mais amplamente utilizado no Brasil. A Oficina oferece informações teóricas e práticas, proporcionando o conhecimento e a compreensão sobre as técnicas azulejares, a decadência e deterioração dos azulejos, disseminando uma metodologia de intervenção eficaz que garanta intervenções adequadas a cada caso. Esta Oficina faz parte do OFÍCIO TRADICIONAL DOS AZULEJOS, oferecido no Curso de Gestão de Restauro, sendo aqui aprofundado para fins de obras e serviços.
Programação - 2o semestre de 2023 (data a ser definida)
A Oficina desenvolve as seguintes competências práticas de conhecimento:
TEORIA
1 - Breve história dos azulejos, onde é oferecida uma visão das origens dos revestimentos cerâmicos de paredes; o florescimento e desenvolvimento na Europa Ocidental, particularmente a zona Ibérica de Espanha e Portugal; as manifestações da cultura azulejar nas diversas regiões do Brasil.
2 – Produção de azulejos, onde são apresentadas as principais técnicas que aportaram no Brasil via Portugal nos diferentes períodos Colonial, Imperial e Republicano. Apresentam-se as propriedades físico-químicas dos materiais e as principais técnicas e meios de produção.
3 – Degradações e danos (patologias) em azulejos e métodos de documentação e levantamento e registros gráficos, iconográficos e fotográficos; métodos de investigações e análises de danos.
O material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em forma de e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br.
PRÁTICA
1º Dia, 8h às 12h e das 13h30m às 17h
a) mapeamento de danos e elaboração de FIDs
b) testes de limpeza
c) limpeza de silhares
d) refixação de camadas em descolamento
e) faceamento
f) métodos de desmonte
g) consolidação – colagens e reintegração volumétrica (enxertos, próteses)
2º Dia, 8h às 12h e das 13h30m às 17h
h) nivelamento
i) refazimento de azulejos (unidades) pelos métodos a quente e a frio
j) preparação das chacotas
k) pintura (ornamentação) com óxidos e vidrados de baixa fusão
l) cuidados com o suporte
m) reassentamento
n) proteção superficial.
Instrutor: Prof. Jorge E. L. Tinoco.
Metodologia
A II Oficina de Conservação e Restauro e Produção de Azulejos Históricos funciona na modalidade online (teoria) através da plataforma www.cecieducacao.org.br, e presencial (prática) nas atividades diretas no antigo Convento Franciscano de João Pessoa-PB, atual Centro Cultural São Francisco.
Referenciais didáticos
As bases teóricas, conceituais e técnicas encontram-se E-book. Tinoco
Certificado
O certificado é concedido pelo CECI-Educação aos participantes que obtiverem uma frequência às aulas igual ou superior a 90%. Caso o(a) participante deseje o apostilamento do certificado, para fins de validação de capacitação e pontuação em concursos, deverá se submeter aos processos de avaliações da Oficina e obter média mínima 7 (sete) .
Carga horária
A Oficina é composta de aulas teóricas e práticas assim distribuídos:
Aulas teóricas – 24 horas (hipertextos)
Aulas práticas – 16 horas (no antigo Convento Franciscano de João Pessoa-PB)
Total 40 horas/aula
Valor do investimento
O valor para a participação na Oficina é de R$ 1.600,00.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Número máximo de participantes - 20 pessoas.
Com a inscrição/matrícula você receberá um login e senha para ter acesso à Sala da Oficina restrita aos participantes, contendo o E-book, Glossário, Fórum, Pesquisas na Web/ Links, Bibliografia.
Faça aqui a sua inscrição/matrícula: secretaria@ceci-br.org
Após, envie o comprovante de sua inscrição com está ficha preenchida:
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() |