top of page

Oficina de Conservação e Restauro e Produção de Azulejos Históricos

Objetivos

O CECI-Educação, a partir das boas práticas dos ofícios tradicionais da construção, oferece esta Oficina que é dirigida aos profissionais atuantes na área da preservação do patrimônio cultural construído, aos profissionais autônomos em geral da construção civil, aos estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia ou Edificações e ao público em geral.

 

A Oficina objetiva instruir os interessados nas práticas da conservação, restauração e produção dos azulejos históricos, que é um dos revestimentos mais amplamente utilizado no Brasil. A Oficina oferece informações teóricas e práticas, proporcionando o conhecimento e a compreensão sobre as técnicas azulejares, a decadência e deterioração dos azulejos, disseminando uma metodologia de intervenção eficaz que garanta intervenções adequadas a cada caso. Esta Oficina faz parte do OFÍCIO TRADICIONAL DOS AZULEJOS, oferecido no Curso de Gestão de Restauro, sendo aqui aprofundado para fins de obras e serviços.

Programação -    Julho 2024 
dias 25 (5a feira), 26 (sexta-feira) e 27 (sábado)

A Oficina desenvolve as seguintes competências práticas de conhecimento:

TEORIA
 

1 - Breve história dos azulejos, onde é oferecida uma visão das origens dos revestimentos cerâmicos de paredes; o florescimento e desenvolvimento na Europa Ocidental, particularmente a zona Ibérica de Espanha e Portugal; as manifestações da cultura azulejar nas diversas regiões do Brasil.
2 – Produção de azulejos, onde são apresentadas as principais técnicas que aportaram no Brasil via Portugal nos diferentes períodos Colonial, Imperial e Republicano. Apresentam-se as propriedades físico-químicas dos materiais e as principais técnicas e meios de produção. 
3 – Degradações e danos (patologias) em azulejos e métodos de documentação e levantamento e registros gráficos, iconográficos e fotográficos; métodos de investigações e análises de danos.

O material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em forma de e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br.

PRÁTICA

1º Dia

Manhã - 8h às 12h

a) mapeamento de danos e elaboração de FIDs

b) testes de limpeza

Tarde - 14h às 17h

c) limpeza de silhares

d) refixação de camadas em descolamento
e) faceamento
 

2º Dia

Manhã - 8h às 12h

f) métodos de desmonte
g) consolidação – colagens e reintegração volumétrica (enxertos, próteses) 

Tarde - 14h às 17h

h) nivelamento

i) refazimento de azulejos (unidades) pelos métodos a quente e a frio

3º Dia

Manhã - 8h às 12h

j) preparação das chacotas
k) cuidados com o suporte

Tarde - 14h às 17h

l) pintura (ornamentação) com óxidos e vidrados de baixa fusão
m) reassentamento
n) proteção superficial. 

 

Instrutores:  Jorge E. L. Tinoco e Édson Félix da Silva 

Metodologia

A II Oficina de Conservação e Restauro e Produção de Azulejos Históricos funciona na modalidade online (teoria) através da plataforma www.cecieducacao.org.br, e presencial (prática) nas atividades diretas no antigo Convento Franciscano de João Pessoa-PB, atual Centro Cultural São Francisco.

Referenciais didáticos

As bases teóricas, conceituais e técnicas encontram-se E-book. Tinoco

Certificado

O certificado é concedido pelo CECI-Educação aos participantes que obtiverem uma frequência às aulas igual ou superior a 90%. Caso o(a) participante deseje o apostilamento do certificado, para fins de validação de capacitação e pontuação em concursos, deverá se submeter aos processos de avaliações da Oficina e obter média mínima 7 (sete) .

Carga horária

A Oficina é composta de aulas teóricas e práticas assim distribuídos:

 

Aulas teóricas – 27 horas (hipertextos)


Aulas práticas – 21 horas (no antigo Convento Franciscano de João Pessoa - PB)


Total 48 horas/aula

Valor do investimento

O valor para a participação na Oficina nas atividades Teoria (online/e-book) e práticas (presencial em canteiro) = R$ 2.000,00

INSCRIÇÕES ABERTAS 

Número máximo de participantes na modalidade presencial  - 20 pessoas.

Número de participantes na modalidade online - indeterminado

 

Com a inscrição você receberá e-mail com os procedimentos para fazer a matrícula na Oficina

No pagamento da matrícula você receberá um login e senha para ter acesso à Sala da Oficina restrita aos participantes, contendo o E-book, Glossário, Fórum, Pesquisas na Web/ Links, Bibliografia, assim como o documento de identificação para participação nas atividades presenciais (canteiro). 

Preencha a inscrição (baixe arquivo ao lado: 

Inscrição
bottom of page